Influenzanet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet

http://www.influenzanet.info/

Epiwork Logo
Developing the framework for an epidemic forecast infrastructure.
http://www.epiwork.eu/

The Seventh Framework Programme (FP7) bundles all research-related EU initiatives.

7th Framework Logo
Participating countries and volunteers:

The Netherlands 0
Belgium 0
Portugal 1788
Italy 5119
Great Britain 0
Sweden 0
Germany 0
Austria 0
Switzerland 2455
France 8620
Spain 0
Ireland 262
InfluenzaNet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet. It has been operational in The Netherlands and Belgium (since 2003), Portugal (since 2005) and Italy (since 2008), and the current objective is to implement InfluenzaNet in more European countries.

In contrast with the traditional system of sentinel networks of mainly primary care physicians coordinated by the European Influenza Surveillance Scheme (EISS), InfluenzaNet obtains its data directly from the population. This creates a fast and flexible monitoring system whose uniformity allows for direct comparison of ILI rates between countries.

Any resident of a country where InfluenzaNet is implemented can participate by completing an online application form, which contains various medical, geographic and behavioural questions. Participants are reminded weekly to report any symptoms they have experienced since their last visit. The incidence of ILI is determined on the basis of a uniform case definition.

Hide this information

Coronavírus: Polígrafo e Direção-Geral da Saúde estabelecem parceria contra as "fake news"

Coronavírus: Polígrafo e Direção-Geral da Saúde estabelecem parceria contra as "fake news"

Todos os conteúdos produzidos pela redação do Polígrafo sobre o coronavírus serão validados cientificamente pela Direção-Geral da Saúde, o organismo máximo de saúde pública em Portugal.  

O Polígrafo e a Direção-Geral da Saúde decidiram aliar-se na luta contra a desinformação sobre a doença por novo coronavírus: a (Covid-19).  

A parceria, que se efetiva a partir de 2 de março, consiste em identificar, avaliar e classificar a informação que vai sendo publicamente partilhada sobre um tema que é já um case study mundial em matéria de desinformação.  

Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, refere que a “publicação e partilha de informação falsa é um dos maiores riscos para a saúde pública, quando se trata de problemas emergentes como o da COVID-19. Esta parceria é um importante contributo para distinguir informação falsa da fidedigna”.

Por seu lado, Fernando Esteves, diretor do Polígrafo, sublinha que esta parceria - que não envolve quaisquer contrapartidas financeiras - "é um exemplo acabado dos princípios que estiveram na base da criação do jornal: a defesa da verdade, nomeadamente em cenários críticos de saúde pública, como é manifestamente o caso."  

A partir de dia 2 de março, o dia em que foram conhecidos os primeiros dois casos de infeção em Portugal, todos os fact-checks publicados pelo Polígrafo sobre este tema serão previamente sujeitos a uma validação científica por parte de um especialista designado pela Direção-Geral da Saúde.

A parceria engloba igualmente a produção, pelo Polígrafo, de material infográfico dedicado ao assunto, com o objetivo de explicar de forma simples um fenómeno sobre o qual ainda subsistem muitas dúvidas, até na comunidade científica. Toda a informação produzida no âmbito deste acordo pode ser livremente utilizada por qualquer outra publicação, desde que referida a fonte original. 

Refira-se que a Direção-Geral da Saúde já tem uma página online exclusivamente dedicada ao tema (pode visitá-la aqui). Nela, o cidadão pode consultar, entre outras coisas, os mais recentes desenvolvimentos epidemiológicos ou inteirar-se sobre as melhores práticas para prevenir uma infeção. 

Esta não é a única parceria que o Polígrafo estabeleceu a propósito da epidemia do coronavírus. A nível internacional, o Polígrafo participa no projeto de jornalismo colaborativo CoronaVirusFacts Alliance, em que dezenas de jornais de fact-checking provenientes de todo o mundo se uniram para verificar a veracidade das informações colocadas a circular online.

Saiba mais em

Fonte: DGS (Noticia original

5 de March de 2020 às 10:54