Influenzanet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet

http://www.influenzanet.info/

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Developing the framework for an epidemic forecast infrastructure.
http://www.epiwork.eu/

The Seventh Framework Programme (FP7) bundles all research-related EU initiatives.

7th Framework Logo
Participating countries and volunteers:

The Netherlands 0
Belgium 0
Portugal 1576
Italy 4830
Great Britain 5025
Sweden 0
Germany 0
Austria 0
Switzerland 1349
France 6212
Spain 1026
Ireland 354
InfluenzaNet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet. It has been operational in The Netherlands and Belgium (since 2003), Portugal (since 2005) and Italy (since 2008), and the current objective is to implement InfluenzaNet in more European countries.

In contrast with the traditional system of sentinel networks of mainly primary care physicians coordinated by the European Influenza Surveillance Scheme (EISS), InfluenzaNet obtains its data directly from the population. This creates a fast and flexible monitoring system whose uniformity allows for direct comparison of ILI rates between countries.

Any resident of a country where InfluenzaNet is implemented can participate by completing an online application form, which contains various medical, geographic and behavioural questions. Participants are reminded weekly to report any symptoms they have experienced since their last visit. The incidence of ILI is determined on the basis of a uniform case definition.

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Proteja-se do Frio!

Proteja-se do Frio!

A exposição ao frio intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, pode contribuir para a transmissão de doenças infeciosas do aparelho respiratório e provocar lesões relacionadas com o frio. O enregelamento e hipotermia entre outros problemas de saúde graves que podem obrigar a cuidados médicos de emergência.

Recomendações principais

Mantenha o corpo hidratado e quente;

Mantenha-se protegido do frio;

Mantenha a casa quente;

Mantenha-se especialmente atento se tiver algum problema de saúde;

Mantenha-se em contacto e atento aos outros.


Antes de um período de frio

Verifique se os equipamentos utilizados para aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira;

Coloque um termómetro dentro de casa em local visível;

Calafete portas e janelas para evitar a entrada de ar frio e a saída do calor acumulado;

No caso de estar prevista a ocorrência de um período de frio intenso ou neve forte, assegure-se de que dispõe dos bens necessários para 2 ou 3 dias, de modo a evitar sair de casa. Atenda às necessidades de bens alimentares, água potável, medicamentos e botijas de gás suplementares, se for o caso;

Mantenha-se atento às previsões meteorológicas.


No domicílio

Mantenha a temperatura da sua casa entre os 18ºC e os 21ºC;

Se não conseguir aquecer todas as divisões da casa, tente manter a sala de estar quente durante o dia e aqueça o quarto antes de se ir deitar;

Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde, evitando os acidentes por monóxido de carbono que podem causar intoxicação ou morte;

Não utilize fogão a gás, forno ou fogareiro a carvão para aquecer a casa. Também não deve utilizar equipamentos de aquecimento de exterior em espaços interiores;

Evite dormir/descansar muito perto da fonte de calor;

Apague ou desligue os sistemas de aquecimento antes de se deitar ou sair de casa, de forma a evitar fogos ou intoxicações;

Promova uma boa circulação de ar, não fechando completamente as divisões da casa, mas evite as correntes de ar frio;

Mantenha sob vigilância a utilização de botijas de água quente, para evitar o risco de queimadura.


Cuidados pessoais e vestuário

Mantenha a pele hidratada, principalmente mãos, pés, cara e lábios;

Use várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa, e não use roupas demasiado justas que dificultem a circulação sanguínea;

Proteja as extremidades do corpo (com luvas, gorro, meias quentes e cachecol) e use calçado adequado às condições meteorológicas;

Evite andar descalço no chão frio ou molhado.


Alimentação

Faça refeições mais frequentes encurtando as horas entre elas;

Dê preferência a sopas e a bebidas quentes, como leite ou chá;

Aumente o consumo de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes (por exemplo, frutos e hortícolas), pois contribuem para minimizar o aparecimento de infeções;

Faça uma alimentação variada e saudável, evitando alimentos fritos, com muita gordura ou açucarados;

Evite bebidas alcoólicas que provocam vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo.


Atividades e exercício físico no exterior

Mantenha a prática de exercício físico habitual, mas em situações de frio intenso evite fazer exercício físico de esforço ao ar livre;

Se tiver de realizar trabalho de intensidade física, proteja-se com roupa adequada e vá doseando o esforço;

Procure um local abrigado se a temperatura diminuir e houver muito vento;

Em caso de frio intenso faça pequenos movimentos com os dedos, os braços e as pernas evitando o arrefecimento do corpo;

Evite caminhar sobre o gelo devido ao risco de lesões por queda;

Procure manter-se seco e evite arrefecer com a roupa transpirada no corpo;

Beba água antes, durante e depois da atividade física para evitar a desidratação.


Se vai viajar de automóvel

Informe-se sobre a previsão meteorológica, sobre problemas de circulação automóvel e assegure-se de que dispõe de um mapa ou outro meio de localização;

Se a previsão meteorológica incluir a queda de neve leve roupas quentes e mantas bem como comida e bebidas quentes, tendo em conta que pode ficar bloqueado;

Evite viajar sozinho ou em situações de reduzida visibilidade;


Para além das recomendações anteriores, tenha em conta as orientações da DGS para proteção contra a gripe.

Em caso de emergência ligue para o 112.

Para mais informações ligue para SNS 24: 808 24 24 24.

Fonte: DGS (Fonte)

4 de January de 2019 às 06:42